Conferência Livre de Ciência e Tecnologia em SC debate economias populares e solidárias

Evento será realizado em 15 de abril

No dia 15 de abril, será realizada a Conferência Livre de Ciência e Tecnologia com o tema “Desafios e oportunidades para as economias populares e solidárias”. O evento, que será realizado no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ocorrerá durante todo o dia e é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da UFSC, com apoio do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical).

::: Confira a programação completa

São esperados para o evento nomes de relevância nacional para o setor. Entre eles, estão confirmados Inácio Arruda, secretário do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Gilberto Carvalho, da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Luiz Inácio Gaiger, da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), e Décio Lima, presidente do Sebrae. Faça sua inscrição para participar do evento neste link.

Quatro mesas serão realizadas durante a conferência, com os temas “Ciência, tecnologia, inovação e a heterogeneidade das economias populares e solidárias”; “Tecnologia e inovação para as economias populares e solidárias”; “Interseccionalidade e políticas públicas para as economias populares e solidárias”; e “Ciência e desenvolvimento para as economias populares e solidárias: pensar com, agir junto”.

A conferência encerrará com a leitura das sugestões elaboradas em cada uma das mesas. O documento resultante dos debates a partir da Conferência Livre será enviado à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho em Brasília.

A CNCTI pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como governo. São entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

Os coordenadores da Conferência Livre na UFSC são o pró-reitor da Propesq, Jacques Mick, e o professor Ubirajara Moreno, representante do Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Apufsc-Sindical.

Imprensa Apufsc