Conselho de Representantes convoca AGE para deliberar sobre adesão ou não à Greve Geral do dia 13

Em reunião na última sexta-feira (02), o Conselho de Representantes da Apufsc decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para a semana que vem, conforme previsto no Estatuto, para deliberar sobre a adesão ou não à Greve Geral de um dia, convocada  para 13 de agosto – 3º Dia Nacional em Defesa da Educação. Em todo o país, profissionais da educação se mobilizam, junto com outras categorias, para protestar contra os cortes no orçamento, o Future-se e a reforma da Previdência. A AGE será realizada no dia 7 de agosto (horário a definir), no Auditório Henrique Fontes, no CCE. 

A Diretoria da Apufsc e o Conselho de Representantes se manifestaram na última sexta-feira (2) sobre o Future-se em nota publicada no site do sindicato e que pode ser lida aqui

Filiação Nacional 

O Conselho aprovou também ajustes no calendário do processo de filiação nacional do sindicato ao Andes ou ao Proifes. O próximo Boletim Mural para tratar do tema será concluído até o dia 9 e distribuído na semana do dia 12 de agosto nos centros de ensino. 

Os professores têm até o dia 8 de agosto para enviar suas opiniões sobre a filiação nacional. Os textos serão veiculados no site e no Boletim Mural, de acordo com as regras de publicação (confira aqui).  

No dia 12, o advogado da Apufsc, Prudente Mello, participará de uma roda de conversa sobre as questões relacionadas à Carta Sindical: o que muda com a filiação do sindicato a uma das duas entidades. A assembleia para deliberar sobre a vinculação nacional da Apufsc, que estava marcada para o fim de agosto, agora está prevista para ocorrer no dia 10 de setembro. 

Além disso, o Conselho de Representantes também discutiu o impasse no contrato da UFSC com a Unimed, e busca possíveis alternativas para resolver o problema, que já se arrasta desde o início do ano colocando em risco os planos de saúde de mais de 15 mil pessoas, entre professores, servidores e seus dependentes. 

Por fim, foi convocada para setembro a eleição para o Conselho de Representantes em todos os departamentos e também entre aposentados.