Capes assina parceria com fundação científica da China

Convênio foi assinado durante visita de Bolsonaro ao continente asiático; edital com mais informações deve sair em 90 dias

Presidente da Capes durante assinatura do Memorando Foto: Divulgação/ Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou nesta sexta-feira (25) um acordo de colaboração internacional com a National Natural Science Foundation of China (NSFC). O convênio é a primeira parceria de cooperação acadêmica com a China e foi celebrado durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país.   

A parceria prevê intercâmbio acadêmico, educacional e científico entre professores, pesquisadores e pós-doutorandos de instituições brasileiras e chinesas. Também será apoiada a realização de seminários, workshops e conferências.

Pelo Programa Institucional de Internacionalização da Capes, 11 instituições brasileiras têm projetos com 18 universidades chinesas. O edital com detalhes da parceria deve sair em até 90 dias para as áreas Ciências da Vida, Biodiversidade e Engenharias.

“Além de promover projetos conjuntos, devemos incentivar cátedras nas universidades dos dois países, facilitando a permanência de professores de alto nível nas melhores instituições de ensino e pesquisa”, afirma Anderson Correia, presidente da Capes.

Leia na íntegra: Redação CCS/CAPES