Pregão do novo plano de saúde da UFSC é adiado para 5 de novembro

Grupo de Trabalho da Apufsc estuda alternativas para os professores; propostas serão apresentadas à categoria no início de novembro

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) adiou o pregão que vai definir o novo operador de plano de saúde da universidade. O pregão 303/2019 estava programado para o dia 23 de outubro, mas após questionamentos da Unimed foi transferido para o dia 5 de novembro. A mudança é mais um motivo de preocupação para os servidores da Universidade, já que o atual contrato com a Unimed termina no dia 30 de novembro.

O Grupo de Trabalho da Apufsc tem se reunido para avaliar e discutir outras possibilidades para o plano de saúde dos funcionários da universidade. A ideia é apresentar essas alternativas à categoria na primeira semana de novembro.

Desde que foi instituído, em agosto deste ano, o GT já entrou em contato com diversas operadoras de saúde e está fazendo um levantamento dos planos que melhor atenderiam os professores da UFSC neste momento. Também já se reuniu com Carla Búrigo, Pró-Reitora da Prodegesp, para acompanhar o andamento do processo licitatório.

Outros três pregões já foram lançados pela Prodegesp desde o início do ano, mas não se concretizaram por falta de interessados. No caso do novo pregão também não ser bem sucedido, o GT estuda juridicamente a possibilidade de manter os professores do atual plano, para que não sofram prejuízos até que a situação seja resolvida.

O edital pode ser acessado na íntegra neste link. A partir do resultado final do pregão eletrônico, a Prodegesp divulgará um cronograma de migração dos beneficiários para o novo plano.

Entenda o caso

O impasse entre Unimed e UFSC vem se arrastando desde o início do ano. O contrato, que começou em 2014, venceu em março, sem que uma nova licitação tivesse sido feita. Sabendo que a UFSC não tinha muita alternativa e que não poderia interromper a assistência médica aos 15 mil usuários do plano, a Unimed tentou emplacar um reajuste de 24,02% para prorrogar o contrato até setembro. Com a pressão da Apufsc e do Sintufsc, o aumento aplicado nas mensalidades foi menor, de 19,35%. Sem que a licitação fosse concluída, a UFSC teve de negociar uma nova prorrogação até 30 de novembro.

Eduardo Melo