Servidores definem calendário de luta em 2020 contra desmonte do serviço público

Em Brasília, mobilização começa nesta sexta-feira (24), Dia do Aposentado, rumo à greve geral marcada para 18 de março

A CUT definiu o calendário de 2020 para unificar as ações em defesa do serviço público, contra o sucateamento por parte do Governo Federal. Entidades sindicais locais e federais que representam o funcionalismo público vão realizar atividades que envolvem ações na rua, mobilizações e debate no Congresso Nacional.

O primeiro dia de mobilização já está marcado para esta sexta-feira (24), o Dia do Aposentado. Também já está confirmado para 12 de fevereiro o lançamento da campanha em defesa do serviço público em audiência no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional. O calendário aponta também o dia de Greve Geral marcada para 18 de março.

“Esse processo de desmonte só tem um objetivo, é fragilizar o estado brasileiro, empobrecer mais ainda a nossa população, precarizar o atendimento público ao nosso povo, sobretudo a parcela mais empobrecida da população e entregar para a iniciativa privada e para as instituições internacionais”, diz Cléber Soares, diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).

Até o dia 31 de janeiro, as entidades realizarão assembleias e atividades na base preparando a campanha, a rearticulação dos Fóruns estaduais e a atos para pressionar os parlamentares federais em suas bases eleitorais.

Os eixos centrais das ações em 2020 giram em torno da defesa do serviço público; da carreira e dos direitos do funcionalismo público; lutas contra a diminuição da jornada de trabalho com diminuição salarial; além de denunciar os impactos das reformas na carreira e nos salários do funcionalismo público.

Leia na íntegra: Rede Brasil Atual