Novo golpe atinge professores aposentados e pensionistas

Estelionatários enviam cartas mentindo que o servidor tem direito a receber valores após o depósito de uma taxa ; Apufsc orienta os docentes a não efetuar qualquer depósito e comunicar o golpe ao sindicado

A Apufsc alerta os docentes para novo golpe direcionado a servidores aposentados e pensionistas. Os estelionatários enviam cartas via correio mentindo que o destinatário tem direito à restituição de contribuições previdenciárias “descontadas em folha de pagamento de modo indevido”. Até o momento, sete docentes da UFSC já procuraram o sindicado para verificar a veracidade do documento.

Segundo a mensagem o reembolso provém da “Secretaria de Previdência, Ministério da Fazenda e Unidades Gestoras do regime dos planos de Previdência Complementar e do Regime Próprio de Previdência Social instituído por entidades públicas”, e chegaria a valores que ultrapassam 70 mil reais.

Os golpistas afirmam, no documento, que o servidor deve pagar uma taxa de 980,00 reais além de 9,25% sobre o “valor do ressarcimento”. O assistente jurídico da Apufsc, Wladimir Espíndola, orienta os professores a não realizar nenhum tipo de deposito e, em caso de recebimento da carta, entrar em contato com o setor jurídico da Apufsc.

A Secretaria de Previdência esclarece em seu site que “o servidor não precisa pagar taxas nem realizar depósitos para ter direito a restituições ou reembolsos.”

Imprensa Apufsc