Live da Apufsc: “A ciência no enfrentamento à pandemia”

Transmissão feita nesta quinta-feira (21) contou com a presença dos professores da UFSC, Fabrício Menegon, Gelson Albuquerque e Oscar Romero.

Nesta quinta-feira (21), a Apufsc promoveu mais uma live na página do sindicato no Facebook para debater o papel da Ciência na definição de medidas contra a pandemia.

A conversa mediada pelo presidente da Apufsc, Bebeto Marques, contou com a participação dos seguintes professores da UFSC: Fabrício Augusto Menegon, professor do Departamento de Saúde Pública; Gelson Luiz de Albuquerque, enfermeiro e professor aposentado do Departamento de Enfermagem e Oscar Bruna Romero, professor de Microbiologia e especialista em Doenças Infecciosas e Vacinas.

Confira abaixo como foi o debate:

Live da Apufsc: "A Ciência no enfrentamento à pandemia"

Posted by Apufsc-Sindical on Thursday, May 21, 2020

Sobre os convidados

Oscar Bruna Romero é professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e pesquisador líder do Grupo de Pesquisa “Imunologia das infecções microbianas e vacinas da UFSC”. É especialista em Imunologia/Microbiologia com ênfase em desenvolvimento de vacinas recombinantes contra doenças infecciosas.

Fabrício Augusto Menegon é professor do Departamento de Saúde Pública, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da UFSC. Entre outros temas, estuda a saúde do trabalhador, condições de trabalho, processo saúde-doença no trabalho, epidemiologia ocupacional, políticas e programas em saúde do trabalhador, saúde mental e trabalho.

Gelson Luiz de Albuquerque é enfermeiro e professor aposentado do Departamento de Enfermagem da UFSC. Especialista em Direção Hospitalar e Sistema de Saúde, possui mestrado em Ciências da Enfermagem e doutorado em Filosofia da Enfermagem. Entre outros temas, estuda Planejamento e Políticas Públicas na área de educação, saúde e desenvolvimento e inclusão social.

Lives da Apufsc

As conversas e debates por meio de transmissão ao vivo são mais uma iniciativa do sindicato para informar e conectar os seus filiados durante o período de isolamento social. Desde o fim de abril, já foram realizadas cinco lives que abordaram a função do sindicato, os direitos dos trabalhadores, o papel das instituições federais de ensino e a educação a distância durante a pandemia.

A próxima transmissão do sindicato terá como tema “Ações Humanitárias na Pandemia – exemplos no Brasil e nos Estados Unidos”.

Educação a Distância em tempos de pandemia – 14/05

Live da Apufsc na Marcha pela Ciência – 07/05

Direitos dos Trabalhadores na pandemia – 1º/05

A função do Sindicato em meio à pandemia – 28/04