Entorno de escolas municipais do Rio tem, em média, 40 casos de Covid-19, aponta estudo

Levantamento mostra que creche na Lagoa é a que tem mais doentes com coronavírus nos arredores

Um estudo feito pelo gabinete do vereador Tarcísio Motta (PSOL) com 1.542 escolas e creches municipais mostra que áreas no entorno dessas unidades têm, em média, 40 casos ativos de Covid-19, ou seja, pessoas infectadas que ainda podem transmitir o vírus. O levantamento levou em consideração um raio de até três quilômetros dos endereços e descobriu que, até o dia 23 de julho, uma creche na Lagoa era a unidade de ensino da prefeitura que mais tinha infectados por perto. Nos arredores do Espaço de Desenvolvimento Infantil Rubem Braga, há 134 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

Com uma média de 76 casos ativos, a área da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que contempla a Zona Sul e a Grande Tijuca, tem o maior índice de pessoas ainda com a doença das 11 CREs do município. Na CRE que compreende o Centro e a Zona Portuária, a situação também preocupa: no Colégio Municipal Nação Mangueirense, no Morro da Mangueira, por exemplo, há 100 casos ativos na vizinhança e 397 óbitos acumulados.

Segundo Tarcísio, a distância considerada para a análise foi definida com base na rotina das famílias dos estudantes. Acredita-se que, no raio de três quilômetros, as crianças e seus pais podem frequentar o comércio e utilizar o transporte público.

O estudo não contemplou escolas particulares, mas o vereador acredita que elas tenham resultados parecidos com os colégios da rede municipal de ensino. “As escolas particulares terão uma situação similar. É preciso ter um monitoramento dos casos para o contágio não aumentar”, diz o vereador.

Ontem, 28, o Rio ultrapassou a marca de 13 mil mortes pelo coronavírus. Em 24 horas, em todo o território fluminense, foram registradas 157 vítimas e 1.805 novos casos confirmados. A média móvel no estado passou a ser de 2.075 casos e 106 mortes, a cada sete dias. O número de óbitos teve uma queda de 6%, na comparação com as duas semanas anteriores, o que ainda indica um cenário de possível estabilidade no contágio da Covid-19 no Rio. Somente na capital já foram registrados 8.124 óbitos e mais de 70 mil casos da doença desde o início da pandemia.

Leia na íntegra: O Globo