Carta dos chefes de Departamento do CTC

Em virtude da publicação contida no Boletim da Apufsc [nº 591], de 30 de abril de 2007, relativa ao “impedimento do atual diretor do CTC”, professor Júlio Szeremeta, temos a considerar o seguinte:

1. Toda a argumentação contida no citado documento está baseada em um e-mail encaminhado pelo professor Júlio aos chefes de Departamentos, e que foi analisado absolutamente fora do contexto em que ele foi enviado e do seu efetivo propósitod+

2. O professor Júlio, como todos os signatários deste manifesto, são membros da Apufsc e, como tal, merecem assim ser tratados.  No entanto, o diretor de CTC foi julgado sem direito a um processo de qualquer natureza que apurasse os fatos e, muito menos, mereceu qualquer possibilidade de defesa.  Ao contrário, foi condenado publicamente por um suposto ilícito que sequer foi apurado pelos autores do opróbriod+

3. O texto publicado apresenta uma série de informações distorcidas que apenas servem para favorecer o relato apresentado.  Não há assessores jurídicos no CTC e, se os há na Feesc, o diretor do CTC, afastado do cargo de diretor da mesma, não tem qualquer acesso aos seus préstimos nem de qualquer outro servidor da Fundaçãod+

4. O caso em questão não deixa qualquer dúvida sobre a manipulação da nossa Associação para fins que nem estão previstos na sua gênese.  Se algum membro da Apufsc detectasse qualquer improbidade administrativa, como funcionário público teria a obrigação de denunciar à própria UFSC para esta decidir sobre os processos administrativos regulamentares.  Nunca acionar imediatamente a justiça e, muito menos, vilipendiar a quem quer que seja, sem qualquer prova, em nenhum veículo de comunicação.

5. O nosso diretor, professor Júlio Szeremeta é um colega em quem confiamos e que tem conduzido o CTC de forma extremamente profissional. Não há nada nas suas ações que indique pressão a qualquer um de nós, nos seus atos frente ao CTC e nem enquanto diretor da Feesc.

Pelo acima exposto, manifestamos nosso mais absoluto repúdio aos termos e procedimentos utilizados contra a pessoa do professor Júlio Szeremeta, ao mesmo tempo em que, em nome dos departamentos que representamos, pedimos com firmeza que a diretoria da Apufsc reavalie o posicionamento tomado e expresso no seu último Boletim e que publique esta carta.

Assinam os seguintes chefes de departamento:

Álvaro G. Rojas Lezana (Engenharia de Produção e Sistemas), Denizar Cruz Martins (Engenharia Elétrica)d+ Jean Marie Farines (Automação e Sistemas)d+ Jorge Luiz Ninow (Engenharia Química e de Alimentos)d+ Jucilei Cordini (Engenharia Civil)d+ Lourival Boehs (Engenharia Mecânica)d+ Sergio Peters (Informática e Estatística)d+ William Gerson Matias (Engenharia Sanitária e Ambiental)d+ Wilson Jesus da Cunha Silveira (Arquitetura e Urbanismo)