Nota de apoio à greve dos técnico-administrativos

A Diretoria da Apufsc manifesta seu apoio à greve dos Servidores Técnico-Administrativos, deflagrada em Assembléia de 30/05, conforme indicação do Sindicato Nacional desses trabalhadores.

Compreendendo serem justas as pautas de reivindicação, bem como ser legítima a greve como forma de luta, a Diretoria da Apufsc reitera ser necessário que a comunidade universitária respeite e colabore com esse movimento coletivo e organizado. Nessa direção, sugere que os docentes busquem conhecer as razões da greve, inclusive para que possam contribuir com o esclarecimento aos estudantes e aos diferentes setores da sociedade. Pois o trabalho desta categoria é insubstituível e indispensável para o funcionamento da UFSC, fato bastante óbvio quando observamos os efeitos imediatos da paralisação de serviços essenciais da estrutura acadêmica, que envolve o funcionamento do restaurante, bibliotecas e hospital universitários, comprometendo a qualidade de vida e de pesquisa de todos nós. 

É preciso também destacar, nesta manifestação de apoio, o quanto o estudo profundo sobre a realidade do ensino universitário público deste país é fundamental para compreender que não são estes trabalhadores e sua greve os causadores de prejuízos já acumulados à formação de nossos acadêmicos e ao atendimento à comunidade. Pelo contrário, são estes trabalhadores também vítimas do processo de desmonte irresponsável das Universidades Públicas brasileiras, sendo a greve mais uma das tentativas de alertar que suas condições de vida e de trabalho já ultrapassaram os limites do suportável, além de buscar sensibilizar a sociedade brasileira para retrocessos do Serviço Público que lhe afetam diretamente.

Portanto, a Diretoria da Apufsc se solidariza com esta causa e sugere que a comunidade acadêmica, com ampla e explícita participação da Reitoria, manifeste-se perante aqueles que são os responsáveis diretos pela alteração das rotinas universitárias, ou seja, Governo Federal, especificamente o Ministério da Educação, exigindo que as reivindicações desta categoria sejam prontamente consideradas e atendidas.

A pauta do movimento inclui uma longa lista de reivindicações, entre elas, a luta contra o congelamento dos salários por mais dez anosd+ reajuste salariald+ data-based+ negociação coletivad+ isonomia salarial e de benefíciosd+ reajuste das tabelas salariaisd+ ascensão funcionald+ resolução do Vencimento Básico Complementard+ paridade entre trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. O eixo da greve inclui ainda a luta contra as reformas neoliberais do governo Lula, que ameaçam direitos históricos dos trabalhadores, contra a lei anti-greve e contra o projeto de Fundação Estatal de Direito Privado, que o governo propõe para muitas áreas do serviço público e que deverá atingir diretamente o HU da UFSC. 

É importante destacar que muito desta pauta de reivindicações é comum ao movimento docente, tanto em âmbito nacional quanto local, e que a Diretoria da Apufsc já vem realizando reuniões nos Centros que permitam discussões aprofundadas em futura Assembléia.

Diretoria da Apufsc