Observatório da Saúde faz pesquisa com docentes

Nos próximos dias todos os professores da UFSC receberão em sua caixa postal eletrônica um convite para participar de uma pesquisa de opinião sobre planos de assistência à saúde. 

Esta pesquisa será realizada pelo Observatório da Saúde da UFSC entre 19 de junho e 13 de julho. São questões com múltipla escolha relacionadas às opções por assistência suplementar à saúde, por operadora e por produtos (tipos de plano).

Serão verificadas as posições majoritárias em relação aos planos privados de assistência à saúde. Desta forma, podemos subsidiar a tomada de decisão da Associação dos Professores da UFSC sobre a renovação do contrato com a Unimed. Além da consulta, o Observatório está abrindo uma lista de discussão sobre a questão.

Através de parceria com a Apufsc e o NIEPC – Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Gestão da Produção e Custos da UFSC, o Observatório nasce no processo de implantação de sistema de acompanhamento do plano privado de assistência à saúde dos professores da Universidade. 

Ao informar o corpo docente sobre o mercado regulado de saúde suplementar, o Observatório possibilita avaliar a operadora contratada e seus produtos, permitindo a gestão eficiente, transparente e participativa do plano de assistência à saúde. 

Numa iniciativa do professor Clóvis Montenegro de Lima, do departamento de Ciência da Informação, o Observatório da Saúde tem por objetivo central criar ambiente de acompanhamento e reflexão sobre organizações de cuidados da saúde. Com o Observatório pretende-se reunir, organizar e oferecer às pessoas e à sociedade civil referências concretas que potencializem sua avaliação, administração e uso dos cuidados da saúde. 

O Observatório vai publicar regularmente informações e análises pertinentes, e está disponível em: http://www.observatoriodasaude.ufsc.br.

Os itens de organização do Observatório são: agenda, biblioteca, estabelecimentos de saúde, fórum, indicadores de saúde, notícias, planos de saúde, profissionais de saúde, e SUS.

A biblioteca será desenvolvida focando em alguns assuntos: administração em saúde, economia da saúde, epidemiologia, legislação, modelos assistenciais, qualidade em saúde, saúde como processo social, e vigilância em saúde.

O Observatório também disponibilizará informações específicas de interesse dos professores da UFSC: o contrato com a operadora, a relação de estabelecimentos e de profissionais credenciados, além de canal de comunicação de sugestões e reclamações que serão sempre encaminhadas e respondidas.