Assembléia Legislativa debate repasse à pesquisa científica

Na próxima quinta-feira, 5 de julho, a partir das 14 horas, no auditório Antonieta de Barros,  a Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realiza audiência pública para discutir o cumprimento do artigo 193 da Constituição estadual que trata do repasse de recursos financeiros para pesquisa científica e tecnológica de Santa Catarina

O debate ocorre por requerimento do deputado estadual Pedro Uczai, a pedido de entidades como Apufsc, Faper (Federação das Associações dos Funcionários da Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), Crea, Sindaspi (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas e Órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa e Planejamento Agropecuário e Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Santa Catarina), Seagro (Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina) e Udesc.

A Constituição do Estado de Santa Catarina em seu artigo 193 destina 2% do Orçamento do Estado para pesquisa científica e tecnológica. Porém, historicamente isto não tem acontecido. Na Audiência Pública será discutida a importância da pesquisa para a sociedade catarinense e porque o Estado não faz este repasse constitucional. Assim, se faz necessária uma forte mobilização para garantir que o governo do estado cumpra de fato a determinação constitucional.