Reitoria recua e adia decisão sobre Reuni

Por conta da mobilização e das fortes críticas à forma com que o debate e a votação sobre a adesão ao Reuni foi conduzida na reunião do Conselho Universitário (CUn) realizada na última terça-feira, dia 23, a Reitoria recuou e suspendeu o prosseguimento da reunião, marcado inicialmente para a última sexta-feira, dia 26.

Na quarta-feira, dia 24, a Reitoria enviou o ofício-circular 011/CUn/2007, assinado pelo vice-reitor, Ariovaldo Bolzan, comunicando aos conselheiros que na sexta-feira, dia 26, às 8h30, seria realizada sessão extraordinária do Conselho para prosseguir o debate sobre o Reuni. Estranhamente, a Reitoria marcava a reunião para o auditório da Secretaria de Ensino a Distância (Sead), no Centro de Florianópolis. 

No final da tarde de quinta-feira, dia 25, a diretoria da Apufsc divulgou nota, através de seu site e por e-mail, criticando o encaminhamento dado pela Reitoria, afirmando que “considerando ser assunto de extrema relevância, com graves conseqüências para todo o sistema federal de ensino superior e, especificamente, para nossa comunidade universitária, é inadmissível que a Reitoria busque se afastar da proximidade e transparência do campus justamente quando há um clamor para rejeição desta proposta em todos os setores da UFSC”. Também no final da tarde, a Reitoria publicou no site da UFSC o ofício-circular 012, suspendendo a reunião de sexta-feira. 

REUNIÃO MAL CONDUZIDA – A sessão do CUn da manhã da última terça-feira, dia 23, terminou como sempre terminam as reuniões que envolvem decisões polêmicas na UFSC. Reunião aberta, auditório lotado de estudantes, conselheiros questionando a condução da presidência da mesa e pondo a única deliberação do dia sob suspeição, gritos e acusações de manipulação.

A adesão da UFSC ao Reuni não foi votada. Por consenso, os integrantes do CUn preferiram adiar a decisão. Em cerca de três horas de sessão, a maioria dos conselheiros que ocupou o microfone pediu mais tempo para que a ampliação das discussões seja possível. 

Na seqüência, se estabeleceu o impasse. Um grupo de conselheiros defendeu a elaboração de um novo calendário de discussão e a superação do primeiro prazo de adesão, dia 29 de outubro. Outro grupo queria que a decisão definitiva sobre o Reuni fosse tomada na sexta-feira, em uma nova reunião do CUn, a tempo de se cumprir o primeiro prazo.

No momento de encaminhar as propostas dos conselheiros, o vice-reitor Ariovaldo Bonzan, que presidia a sessão, perguntou à plenária quem era favorável à proposta de se tomar a decisão definitiva na próxima sexta, dia 26. Parte da plenária se manifestou, levantando a mão. Logo depois, a reunião foi encerrada, sem que os demais integrantes pudessem se posicionar – ou contra a proposta ou se abstendo.

Os conselheiros que se sentiram prejudicados por considerar que a reunião foi encerrada sem que a votação fosse concluída marcaram um encontro para decidir o que fazer. Depois divulgaram uma nota, protestando contra a condução da reunião do CUn. O mesmo fez a diretoria da Apufsc. O conteúdo das notas pode ser lido no site da Seção Sindical (www.apufsc.ufsc.br). 

A suspensão da reunião de sexta-feira evitou que uma decisão crucial para o futuro da UFSC fosse tomada de forma atabalhoada, pouco democrática e autoritária. Ainda mais quando se considera que suas conseqüências e desdobramentos terão que ser avaliados e encaminhados por outra gestão da universidade, já que o mandato do atual reitor se encerra no fim desse ano e a adesão ao Reuni passará a valer a partir de 2008, quando a UFSC passará a ter outra administração.