Professores protestam contra o corte da URP

Na tarde da última quinta-feira, dia 17, em frente à Catedral Metropolitana, professores da UFSC realizaram um ato público de denúncia da arbitrariedade cometida pelo governo Lula ao cortar a URP, ação judicial incorporada à remuneração dos docentes há mais de 17 anos. 

A manifestação teve uma boa cobertura da imprensa, com leitura de manifestos, carro de som, distribuição de chá e a crucificação simbólica de um professor.

No dia anterior, a Apufsc publicou nota paga na página 7 de jornal Diário Catarinense e na capa do Notícias do Dia. O texto denunciava o corte salarial arbitrário e convocava para o ato público de quinta-feira.

No entendimento da direção da Apufsc, o ato público foi o primeiro passo para levar a luta dos docentes às ruas, aumentando a pressão pública sobre o governo e o judiciário em busca de uma solução favorável ao direito adquirido pelos professores. 

É fundamental que outras atividades sejam discutidas e organizadas na seqüência e que mais e mais professores se incorporem a elas e engrossem e reforcem a luta.