Liszt Vieira visita a Apufsc no dia 8 e fala sobre política sócio-ambiental

Correção da matéria publicada no Boletim da Apufsc nº 664 – 01/12/08

Liszt Vieira, atual presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, visita a Apufsc na próxima segunda-feira, dia 8, a partir das 18h30, para dialogar sobre a política sócio-ambiental brasileira, tema que ganha ainda mais relevância diante da tragédia que se abateu sobre Santa Catarina.

Professor da PUC-RJ, Liszt também vem a Florianópolis para divulgar o livro A Busca – Memórias da Resistência (Editora Hucitec). O evento acontece na próxima terça-feira, dia 9, às 19 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. O livro aborda a vida clandestina de um militante da luta armada contra a ditadura militar brasileira nos anos 70. Ações armadas, congressos clandestinos, viagens sigilosas, prisão, tortura, seqüestro de diplomata, banimento, 10 anos de exílio em diversos países, Argélia, Cuba, Chile de Allende até o golpe de Pinochet, Argentina de Perón antes do golpe militar de 1976, França e Portugal

SOBRE O AUTOR – Liszt Vieira já era advogado e, na época, estudante de Ciências Sociais, quando sua geração foi colhida pelo impacto do Ato Institucional no. 5, em dezembro de 1968. Participante ativo do movimento estudantil, nos idos de 68, assumiu a continuidade das lutas pela redemocratização do país participando da luta armada contra a ditadura militar. Foi preso, torturado e banido do Brasil em junho de 1970. Morou dez anos no exílio, na Argélia, Cuba, Chile, Argentina e França. Foi deputado no Rio de Janeiro nos anos 80. É doutor em Sociologia e pai de três filhos.