AG transforma Adufrgs em sindicato local

Assembléia convocada, no dia 3 de dezembro, pela diretoria da Adufrgs especificamente para este fim aprovou alteração estatutária que transformou a entidade em sindicato local foi aprovada por 436 votos a quatro. Os professores presentes, vinculados à UFRGS e à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ratificaram a transformação da Adufrgs em sindicato de todos os professores das Ifes de Porto Alegre.

Também definiram que a atual direção da entidade continua à frente do sindicato como Diretoria Provisória e assim convocará eleições, provavelmente em abril de 2009, bem como encaminhará os trâmites burocráticos necessários para viabilizar os registros civil e sindical da nova entidade.

A decisão, no entanto, está cercada de polêmica. Professores contrários à decisão criticam a contratação de segurança privada para acompanhar a Assembléia e o encaminhamento de votação por procuração. Alegam ainda que depois de proporem uma questão de ordem para submeter a aceitação ou não dos votos por procuração à plenária, que não foi acatada pela mesa diretora da Assembléia, esta foi destituída pela maioria presente. A partir daí foi instalada uma nova mesa e a proposta de pauta da AG foi rejeitada e foi aprovada a criação de uma comissão para encaminhar a eleição da nova diretoria da entidade. As informações são do site da Assufrgs (http://www.assufrgs.com.br)

Já a direção da Adufrgs tem um relato completamente diferente. Em nota publicada no site da entidade (www.adufrgs.org.br), afirma que o grupo contrário à proposta teve atitude violenta e autoritária que atrasou o início da Assembléia em mais de duas horas, com gritos, invasão da mesa diretora e tomada à força do microfone. A diretoria destaca ainda que não fez uso da segurança contratada e que aguardou pacientemente que a ordem fosse restabelecida.