Contra greve, Petrobras usa seu plano B

No primeiro dia da greve dos petroleiros, a federação da categoria disse que chegou a parar a plataforma P-34, no Espírito Santo, que explora pré-sal. A Petrobras nega, mas acionou seu plano de contingência em 12 de 40 unidades.

O primeiro dia da greve nacional dos petroleiros foi marcado por guerra de informações entre a Petrobras e dirigentes sindicais. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) garantiu que a adesão ao movimento, que se estenderá até o próximo dia 27, foi total em áreas operacionais, como plataformas, refinarias e terminais. Segundo a FUP, a greve afetou a produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte, na Bahia e em Urucu, no Amazonas.

A Petrobras, porém, garantiu que a operação de todas as unidades foi mantida sem problemas. Segundo a companhia, nas áreas onde não houve troca de turno, a operação foi mantida com as equipes de contingência. Na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), no Rio, a operação está sendo realizada pelos trabalhadores que entraram às 16h de domingo último e com as equipes de contingência. Os piquetes impediram troca de turnos.

Os petroleiros decidiram fazer uma greve de cinco dias em protesto contra o corte ou redução de direitos trabalhistas como horas extras e pagamento pelo trabalho aos domingos e feriados. O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, disse que, além dessas questões, a empresa quer mudar as regras do pagamento da Participação no Lucro e Resultado (PLR) de 2008, beneficiando quem tem maiores salários.

– E lutamos pela melhora das condições de segurança, contra a tentativa da Petrobras de repassar para os empregados o ônus da crise internacional – disse Moraes.

A Petrobras disse que dialogou ontem com os sindicalistas para garantir o funcionamento das unidades e o abastecimento de combustíveis à população. Segundo a companhia, das 40 plataformas na Bacia de Campos e Espírito Santo, 28 não aderiram ao movimentod+ dos 47 terminais, 25 não aderiramd+ e, nas
refinarias, a produção de derivados não foi afetada. Onde houve adesão à greve, a operação foi mantida
com equipes de contingência.