Ato de desagravo aos docentes processados

16 de abril, quinta, às 16 horas, em frente à Reitoria da UFSC

A Apufsc promove um ato de desagravo em defesa dos professores Henrique Finco e Fábio Lopes no dia 16 de abril, quinta-feira, às 16 horas, em frente da Reitoria da UFSC.

Este é um gesto de cidadania universitária. O desagravo representa a solidariedade do coletivo de professores, por meio da Apufsc, para com os colegas que sofreram um ato de força desproporcional, quando constrangidos a responder, como primeira instância de diálogo, a um processo judicial movido pelo pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social, Luiz Henrique Silva Vieira. 

O ato visa o restabelecimento da dignidade da categoria, em defesa do Professor da UFSC e não se restringe apenas aos professores Henrique Finco e Fábio Lopes.  

O campo de atuação de quem detém um cargo de direção deve ser compatível com o exercício de sua função. 

Ciente de sua missão e compromisso histórico, a Apufsc sai em defesa dos seus associados, o elo mais frágil no processo ora em curso. Este gesto desmedido ofendeu não apenas a liberdade de opinião dos professores envolvidos, mas a liberdade de qualquer docente que pretenda livremente emitir sua opinião sem que tenha que responder nas barras dos tribunais.

As questões acadêmicas devem ser resolvidas no âmbito acadêmico. O constrangimento judicial deve ser a última instância, depois de esgotadas as esferas políticas e administrativas.

A liberdade de expressão não é um conceito abstrato, mas o pleno exercício de um direito e, no caso de professores universitários, um dever. 

Não é através da coação e do medo que se calará quem tem na força das palavras e das idéias, a sua condição profissional e o seu devir existencial. 

Professor, sua solidariedade é a nossa força contra o arbítrio! 

Todos ao ato de desagravo!