Correio eletrônico é um meio de comunicação?

O que estará acontecendo com a vida? Na vida? Com os nossos bem apanhados professores da Universidade Federal de Santa Catarina?

Como professor de nossa referenciada instituição de ensino, pesquisa e extensão estou inquieto e me perguntando o que anda acontecendo com os meus bravos colegas de vida, de profissão e de dedicação a tão elevada ocupação que reputo ser da maior importância política, científica e social.

Pois, preparei um seminário para discutir com eles um provocante tema acadêmico nos espaços internos da própria UFSC, para o dia 26 de outubro recém-passado, à tarde.

Selecionei, com muito carinho e dedicação, 63 professores das diversas áreas do conhecimento. Acessei os seus endereços eletrônicos nas listas de professores dos departamentos de ensino da UFSC. E, lhes enviei 63 correios eletrônicos, repetidas vezes. Cheguei a enviar até cinco ou seis vezes os convites, por correio eletrônico, para todos os 63 professores selecionados.

Além do mais, falei, pessoalmente, com, pelo menos, 16 dos professores, convidando-os, especialmente para o seminário que preparei, para discutir o especialíssimo tema acadêmico que denominei de “Estratégias de Transformação do Conhecimento, da Ciência e da Inteligência em Produtos, Mercadoria, Serviços e Lucros”.

Intensifiquei as minhas pesquisas sobre esta temática e mantive, por mais de vinte dias o trato dos convites, o envio dos correios eletrônicos e respondi, pessoalmente, a cada retorno ou enviei e reiterei os convites. Foram 63 correios eletrônicos enviados, mais de uma vezd+ 16 convites pessoaisd+ 07 acusaram a recepção em suas telasd+ 18 correios retornaram com a indicação de que os destinatários do correio eletrônico não foram encontradosd+ 18 não me aportaram nenhuma informação de retorno, até o presente momento, depois de mais de 20 dias do primeiro enviod+ 16 responderam que sim ou que talvez comparecessem ao local, hora e data marcados para o interessante seminário que eu estava organizandod+ 11 responderam que estariam impossibilitados de comparecer ao eventod+ 21 responderam, explicita e efetivamente aos meus correios e aos meus convitesd+ 03, entre eles, responderam e preencheram o questionário que lhes enviei junto com o jogo de slides do power pointd+ alguns informaram que não receberam os dois anexos que lhes enviei: o jogo de slides em power point, com mais ou menos 800 kbs e o questionário-tabela em texto-word, com uns 200 kbs.

Este foi o resultado de 20 dias de trato com correios eletrônicos, permeados com alguns convites pessoais, superpostos. E, ontem, com tudo preparado, estava na sala do seminário, com uma hora de antecedência… Apenas dois professores compareceram.

É só por isto que perguntei, no início desta reflexão o que estaria acontecendo com os meus colegas professores da academia de ciências, do conhecimento e da inteligência da UFSC!?

Não lhes pareceria estranho? Buscar discutir um tema, no mínimo, excitante e complexo, que, suponho, de considerável interesse para a academia! Para 63 professores convidados, insistentemente. E, só comparecerem dois?!

Sejam lá quais forem as explicações encontradas, o fato é que se trata de atitudes, envolvimentos e inquietações, no mínimo, muito curiosos… Um evento provocante, 63 professores convidados e só comparecerem dois! Apenas, 21 responderam, explicitamented+ 28 receberam, efetivamente e responderam ou viram o convite e o material em suas telasd+ 36 não foram encontrados ou não deram nenhuma informação sobre o que lhes enviei, até o momento.

O que significaria isto? Será que o correio eletrônico é um péssimo meio de comunicação?

Será que os professores estão completamente desinteressados por temas provocantes ou não se interessam por tema nenhum que não sejam os das suas aulas e os afazeres com os seus alunos?

Será que os professores andam ocupados demais? Ou, o que explicaria melhor um evento como este, dedicado a envolver professores? Um tema provocante?! O meio eletrônico?!

Finalmente… Era para discutir Ciência, Conhecimento e Inteligência versus Produtos, Mercadorias, Serviços e Lucros?! Ou isto são coisas ultrapassadas, fora de moda e não interessam mais aos professores!? São as dúvidas e as razões desta reflexão que publico para os professores da UFSC.