Empresas de ônibus de Florianópolis ameaçam substituir motoristas e cobradores em greve

O Sindicato das Empresas do Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Setuf) convocou os trabalhadores, em greve desde as 7h desta terça-feira, a retornarem ao trabalho, comparecendo às sedes das empresas a partir de 13h30min.

De acordo com a nota divulgada às 11h08min, caso a determinação não seja cumprida pelos trabalhadores, contratações emergenciais serão feitas para substituir os grevistas. Os interessados devem apresentar nas empresas da sua região para entrevistas já a partir da tarde desta terça-feira.

A justificativa apresentada pelo Setuf para tomar a medida é a recusa por parte do sindicato em cumprir a ordem judicial que estabelece uma frota mínima de 50% nos horários de pico e 20% nos demais horários.

Sintraturb diz que ameaça é “jogo de cena”

De acordo com Ricardo Freitas, assessor do sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo (Sintraturb), as empresas estão fazendo “jogo de cena” e não mantém a frota mínima em circulação porque não querem, já que teriam os veículos e os trabalhadores à disposição nas garagens.

Freitas também afirmou que na reunião de segunda-feira o Sintraturb se comprometeu a cumprir a ordem judicial, mas para isso precisaria de uma lista com os trabalhadores e horários, para que pudessem montar uma escala de trabalho. Essa lista não teria sido providenciada pelas empresas.

Ainda segundo o assessor, o vice-prefeito e secretário dos Transportes, João Batista Nunes (PR) chegou a admitir na reunião que seria necessário no mínimo dois dias para que fosse possível adequar um esquema de trabalho compatível com a porcentagem mínima da frota.