Deputados debatem crise dos Hospitais Universitários

Os 46 hospitais universitários ligados a instituições federais de ensino superior precisam contratar 7.659 trabalhadores para continuarem funcionando do jeito que estão, sem fechar mais leitos.

A afirmação do diretor de hospitais universitários federais do Ministério da Educação, José Rubens Rebellato, foi feita na última quinta-feira, dia 27, em audiência realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados para discutir a crise dos HU. Rebellato disse ainda que a contratação teria um custo de 300 milhões de reais e que 1.400 leitos foram desativados nos HU por falta de pessoal.

A deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), autora do requerimento para a audiência,  disse que o governo tem recursos. Ela citou o montante das reservas internacionais, “R$ 400 bilhões”, e lembrou que o Brasil “colocou R$ 10 bilhões no Fundo Monetário Internacional (FMI)”. Ressaltou ainda a “dívida interna com os bancos, que têm lucros absurdos” e “levam quase o dobro dos recursos que o governo coloca no SUS”.