Representantes de ADs de dez estados discutem o novo sindicalismo universitário

Prossegue agora à tarde o evento com que a Apufsc-Sindical comemora o registro sindical, seus 35 anos e o nascimento de um novo sindicalismo universitário no país. Com uma mesa redonda que terá a participação de representantes de onze associações  de docentes de universidades federais.

A programação da manhã de hoje foi alterada em função da reunião com o presidente Lula para a qual o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, foi convocado. Com a sua ausência, a entrega da carta sindical se dará em outra data, a ser marcada pelo gabinete do ministro.

O segundo ponto da pauta da manhã, debate sobre a questão sindical no serviço público federal, foi realizada normalmente, com o relato da situação das várias ADs presentes, que estão em processo de criação de entidades sindicais autônomas, para melhor defender seus associados.

Segundo o presidente da Apufsc, professor Armando Lisboa, “tínhamos marcado a solenidade nesta data a pedido do próprio ministro, para coincidir com uma agenda que ele cumpriria em Santa Catarina, mas a impossibilidade dele vir não criou maiores problemas para os debates entre as várias ADs que vieram a Santa Catarina, que estão sendo muito proveitosos e que certamente ajudarão a construir esse novo sindicalismo que buscamos”.

Estão reunidos, a convite do Sindicato dos Professores Universitários de Santa Catarina, representantes de ADs do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Rio Grande do Norte, Roraima, Ceará, Goiás, Bahia, Brasília, Minas Gerais (BH) e São Paulo (São Carlos).