Metade dos SPF pode se aposentar em dez anos

Segundo secretário de RH, contratação de 100 mil nos últimos anos não resolve déficit de pessoal

Nos próximos 10 anos, cerca de metade dos servidores públicos federais atualmente na ativa reunirão condições de se aposentar. Esta é uma das principais preocupações do governo no momento, de acordo com afirmação do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, feita na abertura do 1º Seminário Nacional de Preparação para a Aposentadoria. Realizado em Brasília, o encontro foipromovido pela Fundação Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita do Brasil) de Estudos da Seguridade Social.

Aproximadamente 100 mil servidores foram contratados nos últimos anos, mas mesmo esse número foi insuficiente para resolver o problema de déficit de pessoal. Alguns setores da administração pública federal ficaram 15 anos se realizar concurso. Com o ingresso recente de novos servidores, há um hiato entre os que detém o conhecimento da máquina pública e logo terão direito à aposentadoria e aqueles que acabaram entrar no serviço público.

Duvanier Paiva Ferreira destacou que atualmente o abono de permânencia é o único incentivo para manter na ativa o servidor com tempo de aposentadoria. “Precisamos pensar em formas de convencê-lo a retardar sua saída, pois essa é uma mão-de-obra bastante qualificada. É nesse sentido o projeto em discussão interna no governo: o de buscar uma forma de aproveitar a competência e a qualificação das pessoas que estão há mais tempo e que detêm a memória da máquina pública”, afirmou o secretário de Recursos Humanos (SRH) do MPOG.

Pirâmide Etária

Os dados de 2009 do Boletim Estatístico de Pessoal editado pela SRH mostram que a idade média dos 514 mil servidores públicos federais da ativa no Poder Executivo é de 46 anos.

Entre os homens, que para se aposentar integralmente precisam ter idade mínima de 60 anos e 35 de contribuição, considerando a relação com o total de servidores na ativa, 10,2% estão entre os 46 e 50 anosd+ 10,7% entre 51 e 55 anosd+ e 7,9% entre 56 e 60 anos.

Já entre as mulheres, que precisam de 30 anos de contribuição e 55 de idade, a pirâmide etária indica que 6,4% estão na faixa dos 41 aos 45 anosd+ 9,5% na faixa dos 46 aos 50d+ e 8,8 entre os 51 e 55 anos. Os percentuais também se referem ao total de trabalhadores em atividade.