Proifes-Sindicato filia-se à Central Única dos Trabalhadores

Em assembléia geral extraordinária realizada na noite de sábado (16/04) foi aprovada a filiação do Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Federal (Proifes-Sindicato) à Central Única dos Trabalhadores. A proposta foi aprovada com apenas uma abstenção.

Entre os motivos apresentados pelos oradores favoráveis à filiação, estava o apoio da CUT para a criação do Sindicato e a parceria com a central em momentos decisivos da vida organizativa da entidade. Os princípios da CUT são convergentes com o do Proifes-Sindicato, que defende a liberdade e autonomia sindical.

A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) e é hoje a maior central sindical brasileira.

A segunda pauta da assembléia tratou sobre as alterações estatutárias do Sindicato. Após leitura do estatuto, e considerações sobre o texto, o novo estatuto do sindicato foi aprovado com as modificações apresentada por unanimidade.