Professores da UFG elegem 1ª Diretoria da Adufg-Sindicato

A chapa Adufg-Sindicato autônoma e democrática foi eleita para o triênio 2011/2014 com 659 votos, 92,82% do total de 710 votos. O percentual de votantes superou a média das últimas eleições da entidade, apesar das eleições ocorrerem em período de encerramento do semestre e início das férias. Na eleição de 2009, por exemplo, 29,39% do eleitorado apto compareceu às urnas. Dessa vez, 33,15% dos 2142 professores aptos registraram seu voto.

O processo eleitoral para eleger a 1ª Diretoria da Adufg-Sindicato (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás), fundado em 17 de março deste ano, começou às 8h da manhã em todas as unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, nos Campi de Catalão, Jataí e Goiás e na sede administrativa do sindicato.

Para a votação, que ocorreu durante todo o dia, até às 17h, e seguiu das 19h às 21h, nas unidades onde também são ministradas aulas no período noturno, foram instaladas 25 seções eleitorais. Após o recebimento de todas as urnas, às 22h, começou a apuração dos votos. O resultado final foi anunciado por volta da meia noite desta quinta-feira, 30.

O único imprevisto foi registrado na Faculdade de Educação Física, onde professores representantes da mesa eleitoral não permitiram a instalação da urna de votação na unidade. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor João Batista de Deus, a informação foi de que a maioria dos professores decidiu pela não instalação da urna na FEF.  “Foi uma atitude autoritária e antidemocrática. Mesmo sendo a decisão da maioria, a mesa não possuía o direito de impedir o voto dos demais. É a minha posição, como professor e como presidente da Comissão Eleitoral, não houve o predomínio do processo democrático”, concluiu João de Deus. Com o impedimento, a seção número 07 foi transferida para a sede da Adufg-Sindicato, local da seção eleitoral dos aposentados.

O fato gerou indignação por parte dos integrantes da chapa em disputa. A professora Rosana Borges, candidata a presidente, declarou que o ocorrido remonta à época da ditadura militar. “Vários professores da FEF foram coibidos por colegas. Muitos desistiram de votar por medo de represália”, denunciou Rosana Borges.

710 docentes elegeram a nova diretoria da ADUFG
Adufg-Sindicato autônoma e democrática, única chapa inscrita para concorrer ao pleito, é composta por dez professores, além de sete Comissões de Apoio que trazem nomes de mais vinte e oito docentes que irão contribuir com as decisões do sindicato durante a próxima gestão. As eleições deste dia 29 de junho marcou o início da construção histórica da organização sindical dos professores e professoras das Universidades Federais de Goiás.  A 1ª Diretoria da Adufg-Sindicato os professores é formada pelos docentes:

Presidente- Rosana Borges (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia)

Vice-Presidente- José Wilson Nerys (Escola de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental)

Diretor Secretário- Elias Nazareno (Faculdade de História)

Diretora Adjunta Secretária- Bartira Macedo (Faculdade de Direito)

Diretor Administrativo- Beneval Rosa (Escola de Veterinária e Zootecnia)

Diretor Adjunto Administrativo- Flávio Alves (Escola de Agronomia)

Diretor Financeiro- Antônio César Oliveira (Faculdade de Educação)

Diretora Adjunta Financeira- Lucilene Maria de Sousa (Faculdade de Nutrição)

Diretor para Assuntos dos Aposentados e Pensionistas- Carlos Alberto Tanezini (Instituto de Ciências Biológicas)

Diretor Adjunto para Assuntos dos Aposentados e Pensionistas- Rui Yamada (Faculdade de Farmácia)

A posse administrativa da nova Diretoria será nesta quinta-feira, 30 de junho, na sede do sindicato. A posse solene está marcada para a próxima terça-feira, 05 de junho, às 20h, na Associação Médica de Goiás.