Apufsc rejeita acordo com Andes

A Apufsc-Sindical e o Andes participaram de uma reunião no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tendo por objetivo a conciliação entre as duas entidades. Esse tipo de reunião, prevista nos trâmites burocráticos do MTE, ocorre sempre que duas entidades reivindicam a representação sindical de uma mesma categoria na mesma base geográfica. 

O encontro aconteceu no dia 03 de agosto, em Brasília, e foi mediado pelo coordenador geral de Registro Sindical do MTE, Antônio de Pádua Oliveira Júnior.

A Apufsc reforçou na oportunidade a exigência da imediata emissão de sua carta sindical e portanto não houve acordo entre as as duas entidades.

A representação da  Apufsc argumentou que a transformação da Apufsc em Sindicato nasceu da vontade da maioria da categoria. Enfatizou que em Santa Catarina a Apufsc conta com 2.802 sindicalizados enquanto o Andes conta com 136 filiados na mesma base. Exigiu que a Constituição Federal seja respeitada com o devido cumprimento do  princípio da unicidade sindical e a consequente e emissão da Carta Sindical da Apufsc.

Já o Andes propõe a continuidade do processo de mediação entre as partes, sem que altere a Nota Técnica nº 324/2010/DIAN/CGRS/SRT/TEM que permitiu temporariamente a inconstitucional  dupla representação sindical ainda vigente na UFSC.