Apufsc inicia campanha de filiação na Universidade Federal da Fronteira Sul

A Apufsc-Sindical iniciou campanha para filiações dos professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Na segunda-feira (07), o presidente e o secretário geral do Sindicato estiveram na sede da Universidade em Chapecó, onde fizeram uma apresentação das principais atividades desenvolvidas pela entidade em benefícios dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) em Santa Catarina, além de apresentar aos professores a Carta Sindical, onde o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirma que a Apufsc é a única representante legal da categoria no Estado.

Os diretores também mostraram as propostas da Apufsc para os professores da UFFS, entre elas a viabilização de uma sede administrativa, a implantação de serviços e a operacionalização de convênios, além de participarem do Conselho de Representantes imediatamente e, num futuro próximo, integrarem a diretoria do Sindicato.

A UFFS foi criada em setembro de 2009 e abrange 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul, formada pelas regiões Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. A UFFS tem cinco câmpus: Chapecó (SC), onde funciona a sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Com 33 cursos, a universidade prevê ter 10 mil alunos nos primeiros cinco anos. Atualmente conta com 311 professores nas cinco unidades, sendo 117 somente em Chapecó.