Candidatos em busca de alianças

Carlos Alberto Justo da Silva e Roselane Neckel receberam apoio de dois concorrentes que disputaram o primeiro turnoUma semana antes do segundo turno para a escolha do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os apoios foram acertados.

Mesmo com a definição das alianças entre derrotados do primeiro pleito, é difícil ter uma prévia de qual candidato, Carlos Alberto Justo da Silva – conhecido como Paraná – ou Roselane Neckel, deverá sair vitorioso. Ontem, o representante do Centro Socioeconômico Irineu Manoel de Souza declarou apoio à diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A vinculação agrega a simpatia dos técnico-administrativos por Irineu ter pertencido à categoria. Ele foi ex-diretor do departamento de administração escolar.

Irineu foi terceiro colocado e traz folego na quantidade de votos para Roselane competir com o primeiro colocado, Paraná – atual vice-reitor e ex-diretor do Hospital Universitário –, que conta com o apoio de Dilvo Ristoff, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Ele ficou na quarta colocação e deve alavancar votos dos servidores que o ajudaram a implantar a Universidade da Fronteira Sul.

Se os eleitores seguirem os mesmos candidatos do primeiro turno, Paraná teria leve vantagem com um índice de 0,5734 – somado aos de Dilvo –, enquanto Roselane alcançaria 0,4208 – contando com os de Irineu. Os votos de Fernando Kinoshita, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), último colocado, que ainda está neutro, dificilmente afetariam o resultado, devido ao índice de 0,058.

Ontem, foi realizado o primeiro dos três debates entre os dois candidatos.

“Queremos profissionalizar a gestão da universidade”

Promessas
“Vamos incluir as propostas de Dilvo Ristoff – quarto lugar no primeiro turno. Uma das medidas que vamos acatar é a criação da Secretaria de Avaliação, responsável por acompanhar a qualidade dos cursos, desde estrutura até avaliação dos docentes.”

Ações
“Consolidar os 22 cursos abertos nos últimos dois anos, como o de Oceanografia, Engenharia da Mobilidade e Veterinária será o nosso primeiro passo. Contratar e abrir concursos para completar o quadro de professores e ampliar a infraestrutura. É algo que planejamos, e agora temos que firmar.”

Gestão
“Queremos profissionalizar a administração. Antes era tudo muito pessoal. Agora, a universidade cresceu e precisa mapear processos e criar mecanismos de gestão.”

Quem é
PROMESSAS AÇÕES GESTÃO
 
PARANÁ
– Origem: Centro de Ciências da Saúde (CCS)
– Currículo: vice-reitor, ex-diretor do Hospital Universitário da UFSC e doutor em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental
– Vice: Vera Bazzo, do Centro de Ciências da Educação (CED)
– Blog: ParanaVera.com

PROPOSTAS
– Defender de forma irrestrita do Hospital Universitário como instituição pública vinculada à UFSC
– Consolidar a UFSC como uma universidade que integra ensino, pesquisa, extensão e arte
– Fortalecer o processo de avaliação dos docentes e dos técnicos-administrativos para melhor atender às necessidades dos estudantes
– Profissionalizar a gestão e sistematizar processos

“Vamos escolher pró-reitores de acordo com a habilidade”

Promessas
“As propostas serão aprofundadas a partir do programa do professor Irineu Manoel de Souza – terceiro colocado do primeiro turno – e de outras pessoas. Uma das ideias é dar independência a agência de comunicação, com autonomia financeira.”

Ações em 2012
“Será a constituição dos fóruns de debates para definirmos o organograma administrativos. Nesses encontros, com a participação de vários nomes da comunidade, vamos escolher os pró-reitores de acordo com o perfil e habilidade. Serão as pessoas certas em lugares importantes.”

Gestão
“A UFSC precisa profissionalizar a gestão administrativa e acadêmica. Sentimos um vazio institucional. Vamos fazer uma força tarefa para redimensionar setores estruturais para atender a expansão da universidade.”

 

Quem é
PROMESSAS AÇÕES EM 2012 GESTÃO

ROSELANE NECKEL
– Origem: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
– Currículo: diretora do CFH, uma das organizadoras do livro UFSC: 50 anos e doutora em História do Brasil
– Vice: Lucia Helena Pacheco, do Centro Tecnológico (CTC)
– Blog: roselene-lucia.blogspot.com

PROPOSTAS
– Dialogar e planejar ciclicamente. Agir criteriosamente por meio de mecanismos de decisão democráticos
– Garantir a excelência do ensino, incluindo a pesquisa e a extensão, em todos os campi
– Profissionalizar os serviços prestados à comunidade interna e externa da UFSC e garantir a qualidade de vida no trabalho
– Valorizar o Hospital Univesitário como hospital-escola, hospital laboratório e hospital-comunitário mantendo o caráter 100% público