A Apubh acaba de se desfiliar do Proifes-Fórum

  Em assembleia realizada no dia 23/11/2011, os professores da UFMG presentes decidiram por quase unanimidade que a Apubh  – Sindicatos dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros – não deverá mais continuar filiado ao Proifes.

            A Apubh participou da Andes desde a sua fundaçãoe fundou o Proifes – Fórum em 2004. Em 2007, os afiliados à Apubh decidiram se desfiliar da Andes, transformando a Apubh em sindicato local autônomo. Insatisfeitos com a condução política atual do Proifes – Fórum, os docentes da Apubh reafirmam a sua vontade de autonomia e independência e se desfiliam de mais uma entidade que ajudaram a fundar. As razões para a desfiliação do Proifes estão no documento “Porque a Apubh deve se desfiliar do Proifes” discutido na assembleia e pode ser encontrado na página da Apubh.

            Não queremos ficar isolados no cenário nacional nas lutas pela qualidade da educação, pela manutenção do ensino público, pela melhoria das condições de trabalho, pelo incentivo à pesquisa científica e tecnológica nacionais, por uma carreira mais justa e salários mais dignos para os professores das instituições federais de ensino. Entendemos que as lutas são nacionais, pois o patrão é o governo federal. Reafirmamos portanto, sem abrir mão das questões locais,  nossa disposição em continuar lutando nacionalmente pelas bandeiras acima e por todas as outras que decidirmos apoiar. Nossos interlocutores são o governo federal, os parlamentares e também todos os colegas docentes que abraçarem conosco os objetivos comuns. Em particular, desejamos manter nossa interlocução com as AD”s e sindicatos do Proifes e com a Andes de modo a conseguir vários de nossos objetivos que são comuns.

            Convidamos os colegas docentes de instituições federais de ensino insatisfeitos com as atuais representações de nossa categoria que se juntem a nós em uma outra federação, que pretendemos construir junto com a Apufsc – Sindical. Que esta seja forte, independente e que preserve a autonomia dos sindicatos que vierem a compô-la.