Apufsc participa das manifestações dos servidores públicos federais

Na última quinta-feira (15), os servidores públicos federais fizeram um ato público no Centro de Florianópolis em defesa dos direitos da categoria. O manifesto foi organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais em Santa Catarina, que conta com várias entidades sindicais, entre elas a Apufsc-Sindical. O evento foi um preparativo para a grande marcha dos servidores que acontece no dia 28 de março, em Brasília, denominado de “Dia Nacional de Luta”. Mais de 200 pessoas participaram do ato. A concentração aconteceu na Praça Pereira Oliveira. Logo em seguida os manifestantes percorreram as principais ruas da Capital, distribuindo panfletos alertando a população sobre os problemas enfrentados pela categoria. O encerramento aconteceu no Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Vários sindicalistas criticaram o governo por tentar usar a crise internacional como desculpa para aumentar o arrocho salarial dos trabalhadores e, especialmente, dos servidores públicos – como já ocorre em vários países europeus. O governo Dilma cortou R$ 55 bilhões do orçamento, com o objetivo de garantir maior superavit, que só interessa a um grupo pequeno de capitalistas que lucram com os juros da dívida pública.

Entre as reivindicações da categoria estão: definição da data-base para 1º de maiod+ política salarial com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificaçõesd+ cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmadosd+ contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadoresd+ retiradas dos PL”s, MP”s, Decretos contrários aos interesses dos servidores públicosd+ paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas e reajuste dos benefícios.