11 de julho: greve dos professores da UFSC

O Comitê de Greve dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina torna público que a partir do dia 11 de julho de 2012 a categoria dos professores da UFSC entrou em greve por tempo indeterminado, em apoio à greve nacional dos docentes e servidores técnicos e administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior, já em curso.

A decisão de entrar em greve se deu através de uma Assembléia Geral, que ocorreu em 20 e 21 de junho, Assembléia esta que respeitou a legislação vigente e o estatuto do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-sindical), a única entidade com a atribuição constitucional de representar a categoria dos Professores das Universidades Federais no Estado de Santa Catarina.

O Comitê de Greve dos Professores da UFSC esclarece que a valorização do Professor e da Universidade de qualidade está na origem da ampla adesão ao movimento nacional de greve nas Instituições Federais de Ensino em todo o país. Considerando as necessidades de formação, responsabilidade e importância para a sociedade, os salários aviltantemente baixos dos professores desestimulam a nossa carreira em todos os níveis: do ensino fundamental à formação pós-graduada e à pesquisa acadêmica inovadora.

Em seus 52 anos, a UFSC e seus professores e servidores têm contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento industrial, comercial, social e cultural do nosso Estado e do Brasil. Contamos com o apoio da Sociedade Catarinense em defesa deste nosso grande bem social que é universidade pública.