UFSC deve definir edital para cotistas na primeira semana de outubro

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) redefiniu o prazo para a divulgação da regulamentação para o preenchimento dos 30% restantes das vagas para o vestibular de dezembro. De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), o edital para os estudantes que se candidatarem por meio do sistema de cotas deverá ser estipulado após o dia 4 de outubro, quando deve acontecer mais uma reunião do Conselho Universitário.

A previsão inicial era que a divulgação acontecesse até o início desta semana. O presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), Júlio Felipe Szereneta, informou que o atraso na publicação aconteceu porque o governo federal sinalizou que está em vias de regulamentar a política de cotas, sancionada pela presidência no último dia 29 de agosto.

Caso a lei não seja regulamentada na primeira semana de outubro, a UFSC deverá adotar medidas próprias para o preenchimento das vagas reservadas a estudantes de escolas públicas de baixa renda e negros. Até lá, a recomendação para quem quiser se cadastrar pelo sistema de cotas é aguardar para fazer a inscrição.

Segundo Szereneta, centenas de alunos ligam diariamente para a instituição, pedindo informações sobre o assunto. Ele garantiu que não há motivo para preocupação.

— Não pode haver prejuízo para um grupo de candidatos. Eles não devem gastar energia com as questões burocráticas. Nesse momento, os candidatos têm que se preocupar apenas em gastar as energias para se preparar para o vestibular — expõe.

Szereneta reforça que o edital para as vagas reservadas a cotistas deverá propor novos prazos para a isenção de taxa de inscrição e até para a própria inscrição, além de estipular critérios como a forma de avaliação dos ingressos. Pelo edital dos candidatos pela classificação geral, publicado no último dia 18, as inscrições se encerram no dia 24 de outubro, e a isenção de taxas para cotistas termina no próximo dia 9.