Funpresp começa a valer a partir de fevereiro, diz Planejamento

O governo trabalha na elaboração do plano de benefícios a fim de viabilizar o funcionamento do novo sistema no início do ano que vem

A partir de fevereiro de 2013, quem ingressar no serviço público federal estará sob o novo regime de previdência complementar da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). A informação é da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que se reuniu na última terça-feira (23) com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), para tratar do assunto.

Ela explicou que, depois da aprovação do Estatuto da Funpresp pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o governo trabalha na elaboração do plano de benefícios para os servidores a fim de viabilizar o funcionamento do novo sistema de previdência no início do ano que vem.

Equotd+Na segunda-feira (22), a Previc aprovou o estatuto da Funpresp, que foi criado pela presidente depois da aprovação da lei. Agora vamos fazer o plano de benefícios para também ser aprovado pela Previc para que todos que entrarem no serviço público a partir de fevereiro do ano que vem já estejam sob a nova modalidadeEquotd+, disse Miriam, para quem Executivo, Legislativo e Ministério Público terão um fundo conjunto de previdência para o seus novos servidores. Já o Judiciário terá o seu próprio fundo.

O regime de previdência complementar para servidores públicos federais foi instituído pela Lei 12.618, de 30 de abril de 2012. Entre outros pontos, a norma acaba com a aposentadoria integral para novos servidores públicos federais, estabelecendo como limite para aposentados o teto do Regime Geral da Previdência.

Para complementar essas aposentadorias, a mesma lei autoriza a criação do Funpresp-Exe e instituições equivalentes para os servidores do Judiciário e Legislativo. A entidade irá administrar planos de benefícios previdenciários para complementar as aposentadorias e pensões concedidas pelo regime de Previdência da União a novos servidores federais.