Sindicalistas lotam Câmara e cobram fim do fator previdenciário

Os líderes do PDT, PSC, PR e PTB anunciaram ontem (27) que vão obstruir as votações no plenário da Câmara dos Deputados, enquanto o PL 3.299/08, que põe fim ao fator previdenciário, não for votado. A decisão foi anunciada para mais de uma centena de trabalhadores e aposentados da Força Sindical e CTB, que faziam manifestação no Salão Verde pedindo a aprovação do projeto.

O texto em discussão cria uma alternativa ao fator, impedindo a redução no valor das aposentadorias, quando a soma da idade com o tempo de contribuição do trabalhador, no momento de se aposentar, for 85 anos no caso das mulheres e 95 no caso dos homens.

A previsão é de que o projeto seja votado nesta quarta-feira (28), mas o governo tem manobrado para que não entre em pauta. Terça-feira (27), o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), descartou a possibilidade de votar a matéria ainda neste ano, alegando que, como está, a proposta pode provocar ações na Justiça de quem teve a aposentadoria reduzida até agora pelo fator previdenciário.

O que é dito e o que é de fato
Isto é o que é dito. Mas o governo não quer votar o projeto porque a lei do fator previdenciário é fonte de grande economia. Só este ano o governo vai economizar cerca de R$ 13 bilhões em razão das drásticas reduções do benefícios previdenciários no momento da aposentadoria.

O deputado Paulo Pereira da Silva (Paulinho-PDT), presidente da Força Sindical, pediu que os trabalhadores mantenham a mobilização. “A proposta alternativa pelo fim do fator é boa para os trabalhadores e para o governo e, se a presidente Dilma insistir em adiar a votação, nós vamos protestar na frente de seu gabinete”, disse.

Ato
Sindicalistas ligados às centrais Força Sindical e CTB, além de entidades representativas dos aposentados, confederações e a Fecomerciários estiveram à frente do protesto na terça-feira (27).

Nesta quarta-feira (28), a manifestação na Câmara recebeu reforço das demais centrais sindicais. (Com Agência Sindical e site das centrais)