Nota oficial: Força Sindical critica governo e propõe ruptura

A Executiva Nacional da Força Sindical reunida na última sexta-feira (7), em São Paulo, decidiu divulgar nota oficial com críticas ao governo. Para a central, falta diálogo com o sindicalismo. A nota também indica a retomada de mobilizações unitárias, visando implementar a Plataforma da Classe Trabalhadora, aprovada na Conclat, em 2010.

Leia a nota divulgada pela Direção Nacional da Força Sindical:

Nota oficial da Força Sindical

Ante a intransigência e insensibilidade do governo federal em negociar com a classe trabalhadora, a Força Sindical fará um amplo diálogo com as demais Centrais e movimentos sociais para realizar, em 2013, uma Jornada de Lutas com atos e manifestações por todo o País e a retomada da Marcha dos Trabalhadores a Brasília.

A Jornada de Lutas visa implementar a Pauta Trabalhista como matéria do interesse de toda a sociedade, direcionada para o desenvolvimento do País e melhor distribuição de renda, como a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o fim do fator previdenciário, política de valorização das aposentadorias, aumento para o servidor público, isenção de Imposto de Renda na PLR, entre outros.

Causa-nos estranheza que um governo eleito democraticamente se recuse a dialogar com os representantes da classe trabalhadora e trate o movimento sindical dessa forma. Ressaltamos que qualquer projeto de desenvolvimento social e democrático deve incorporar as demandas trabalhistas e sindicais, de forma a envolver toda a sociedade em um esforço por uma agenda positiva.

Um dos pilares da democracia é o diálogo produtivo. O debate de ideias com todos os representantes organizados só trará benefícios para a sociedade.

Reafirmamos nosso compromisso em defesa dos interesses dos trabalhadores e lamentamos a falta de diálogo e interlocução por parte do Palácio do Planalto, que tem se curvado para alguns setores financeiros e virado as costas e até em alguns momentos usado as Forças Armadas contra atos da Classe Trabalhadora. (Com Agência Sindical)