Em audiência, diretores do Sindicato e Reitoria da UFSC tratam de assuntos pendentes entre as duas instituições

Diretores do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) reuniram-se, nesta segunda-feira (14), com a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, para tratar de diversos assuntos pendentes entre as duas instituições. A pauta do encontro era para tratar sobre algumas demandas levantadas pelo Sindicato que ainda não haviam sido respondidos pela Reitoria, principalmente referentes a questões envolvendo plano de saúde, promoção à saúde e sobre creches para filhos dos professores.

Sobre as questões envolvendo o plano de saúde e a promoção à saúde, a reitoria informou que foi pedido um levantamento aos setores responsáveis, mas que até o momento não havia sido formulado o documento, por isso, uma nova audiência foi agendada para o dia 29 de outubro para tratar exclusivamente destes assuntos.

Com relação ao pedido do Sindicato para que a Reitoria disponibilize vagas na creche da Universidade para filhos dos professores ou aumente o auxílio-creche, Roselane informou que hoje já existe na Universidade a contribuição financeira para colaborar com os docentes no pagamento das mensalidade em creches fora do campus. Ela reconhece que o valor pago hoje, de R$ 81,00, não custeia o pagamento e um aumento depende da autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Sobre as vagas no NÚcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a reitora informou que não há vagas para a demanda. ” O ideal seria um plano de governo para a manutenção da creche ou aumentar o auxílio”, declarou Roselane.

Segundo ela, a possível municipalização do NDI já está praticamente descartada. Os reitores das universidades federais conseguiram junto ao Ministério da Educação (MEC) a garantia da permanência da educação infantil sobre a responsabilidade das Ifes e que um convênio firmando entre a Prefeitura de Florianópolis e a UFSC vai cobrir a falta de professores no NÚcleo. O presidente da Apufsc, Marcio Campos, afirmou que o Sindicato coloca-se a disposição para colaborar no que for possível para ajudar no fortalecimento da educação infantil oferecido pela Universidade. “O NDI tem uma característica completamente diferente de outras creches, ele é uma escola que prepara professores para o mercado de trabalho e, por isso, precisa ser fortalecido”, disse Campos.