Diretoria da Apufsc apresenta Plano de Trabalho para os próximos dois anos

Introdução

Além de atender ao disposto no Capítulo V, Artigo 30, alínea d do Estatuto da Apufsc, o presente Plano de Trabalho objetiva indicar o caminho a ser seguido pela atual Diretoria, ora dando continuidade às ações realizadas nas gestões anteriores, desde quando o Sindicato se tornou autônomo, ora atuando com orientação distinta, mas sempre priorizando uma Apufsc sem vinculação partidária e tendência ideológica (item sete do compromisso eleitoral) e um relacionamento nacional pautado por convivência respeitosa com outras entidades sindicais (item oito do compromisso).

Os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral estão contemplados neste plano e devidamente enquadrados, almejando o fortalecimento do Sindicato e a obtenção de maior efetividade em suas ações.

A atual Diretoria da Apufsc entende que para bem desempenhar seu papel deve estruturar a gestão essencialmente em dois eixos: político e administrativo. Uma vez identificadas às especificidades administrativas ou políticas dos assuntos surgidos no dia a dia será possível identificar com mais clareza o procedimento a adotar e a pessoa por ele responsável.
Usualmente o plano de trabalho da Diretoria tem a duração de um ano, conforme estipulado no Estatutod+ porém, como entendemos que muitas ações merecem continuidade e outras necessitam de maior prazo para se efetivarem, apresentamos um plano para o período total da Gestão 2014/2016. Tal plano deve ser flexível o suficiente para sofrer ajustes quando necessário, mas sem se distanciar de seu objetivo maior.

Objetivo geral

Fortalecer a Apufsc-Sindical com a participação de toda a categoria, em defesa dos direitos e das conquistas dos professores, em especial dos associados, enfatizando a qualidade de vida, conforme conceitos apresentados pela chapa Renovação e Trabalho.


Objetivos específicos

Em conformidade com o objetivo geral e incorporando os compromissos de campanha, salientamos que, embora haja a distribuição de tarefas entre os membros da Diretoria, esta atuará de maneira articulada, alinhada ao seu compromisso de gestão e ao que determina o Estatuto.

No que concerne à defesa de conquistas e direitos institucionais e de associados do Sindicato, entende-se que é primordial efetuar um acompanhamento sistemático das alterações nas leis vigentes, resoluções, portarias, normativas e outras, que possam afetar as condições de trabalho dos docentes, bem como direitos adquiridos. O setor jurídico do Sindicato continuará sendo o braço forte e o pulso firme para atender as demandas dos associados com competência comprovada nas áreas Cível e Sindical. Atualmente estão em andamento 27 ações coletivas, e em estudo uma ação coletiva para o caso da progressão funcional.

A transparência na gestão da UFSC será acompanhada e exigida. Da mesma forma, será cuidadosamente acompanhada a implantação do atual Plano de Cargos e Salários dos docentes do ensino superior e EBTT e suas eventuais modificações. Também haverá o acompanhamento das pautas do Conselho Universitário no que diz respeito a assuntos relevantes para a UFSC e em especial para a categoria dos professores.

A Apufsc deverá estabelecer e estimular a expansão de projetos e programas de promoção da saúde e assistência aos docentes. Serão identificados os principais problemas existentes em suas condições de trabalho e sugeridas medidas para a sua melhoria.

Para fortalecer e aumentar o número de membros no Conselho de Representantes, a Diretoria priorizará nessas reuniões assuntos da esfera política e das decisões administrativas a serem tomadas, que promovam um rico debate na direção do que se espera de um sindicato de professores e que sirvam de estímulo à participação de todos os docentes. Nessa direção, é evidente a necessidade de uma adequação do Estatuto para, entre outros aspectos, contemplar a consulta eletrônica, tanto para a avaliação como para a deliberação de temas pertinentes à categoria, ampliando as possibilidades de participação dos professores, que poderão se beneficiar dos meios eletrônicos atualmente tão difundidos.

Tratando-se ainda do Estatuto, é prioridade para a atual Diretoria apresentar ao Conselho de Representantes uma proposta de alteração e uma minuta de Regimento Interno. Destaca-se que o Estatuto da Apufsc, datado de 29 de outubro de 2009, não atende à atual situação do Sindicato, pois não contempla as unidades do interior Endashd+ os campi de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau -, nem menciona a possibilidade de consulta eletrônica para avaliação e deliberação dos mais diversos temas. O Regimento Interno explicitará a forma de funcionamento e as relações entre as sedes do interior e a sede de Florianópolis.

Observa-se ainda como necessário fortalecer e expandir as atividades nos campi do interior do estado, sendo esta mais uma proposição da atual diretoria.

A Diretoria Financeira destaca como diretriz prioritária fazer uma gestão eficiente e eficaz, prezando a transparência no uso dos recursos financeiros do sindicato e o aumento da receita com novas filiações.

A Diretora de Divulgação e Imprensa pretende reformular a página da Apufsc, de modo a torná-la mais amigável e dinâmica. A Newsletter continuará sendo editada e uma nova Comissão Editorial será designada para orientar as matérias a serem publicadas no Boletim, o qual será reformulado a partir dos interesses e necessidades dos professores.

As Diretorias de Promoções Sociais, Culturais e Científicas e de Aposentados vão trabalhar em conjunto para atender as demandas dos associados, visando fortalecer e ampliar as atividades sindicais, sociais, culturais e científicas.

Será dada continuidade aos projetos já existentes e outros serão desenvolvidos conforme sugestões coletadas através de questionário disponibilizado na página do sindicato, e por solicitação dos gestores do interior.

Atualmente o Sindicato oferece aulas de informática, Yoga, Chi Kung, Vedanta e técnicas artesanais de pintura. Continua ativo o projeto “O Professor é um Talento”, assim como continuarão a ser oferecidas palestras e promovidos debates. Permanecem o projeto “Conversas com o Jurídico”, o Jantar Dançante do “Dia do Professor”, o Churrasco do Dia da Família, as Comemorações do Aniversário e da Carta Sindical da Apufsc.

A Diretoria de Assuntos de Aposentadoria tem a preocupação primeira de acompanhar a legislação que diz respeito aos aposentados, tendo em vista as constantes mudanças referentes a esse segmento de filiados da Apufsc. Conta, para isso, com o trabalho imprescindível da assessoria jurídica do Sindicato. Além disso, é preocupação desta Diretoria proporcionar ao filiado aposentado atividades sociais, culturais e de entretenimento. A ideia é trazer o aposentado à Apufsc e possibilitar que ele usufrua da associação e do que ela vier a oferecer.

Tendo em vista as respostas ao questionário aplicado, foi possível verificar que os professores gostariam dos seguintes cursos/oficinas: uso do celular, uso da internet, uso do whatsapp, informática avançada, inglês e francês, fotografia. Um bom número de filiados mostrou interesse em sessões de meditação, yoga, Qi Gong ou Chi Kung. Alguns cursos/oficinas poderão ser oferecidos por meio de convênios com instituições, como já tem sido feito. Outras sugestões serão bem-vindas!

Também houve uma boa recepção à ideia de participar de um coral, de um Café Literário mensal e assistir a filmes na Apufsc, uma vez por semana ou a cada duas semanas, e o horário mais selecionado foi o das 18:00 às 20:00h.

A Apufsc, considerando a reação positiva dos que responderam ao questionário, se propõe a organizar viagens curtas, de final de semana ou mesmo durante a semana, em SC, ou a capitais próximas para assistir a shows, exposições e demais eventos culturais. Viagens de uma semana a países vizinhos e um pouco mais longas à América do Norte, quiçá à Europa, não estão descartadas! Tais viagens deverão contar com guias especializados e os cônjuges também poderão participar. Elas não serão gratuitas, naturalmente, mas será feito um esforço para se conseguir uma boa relação custo-benefício!

Conclusão

A Apufsc, como sabido, é um sindicato com várias diretorias. Cabe a cada uma planejar suas atividades e colocá-las em execução, sempre em concordância com o Estatuto e com as demais diretorias, pautando-se nos interesses dos professores associados. A Diretoria já vem colocando em prática ações visando à aproximação de diretores e associados. Todos os esforços da diretoria convergirão na execução do Plano de Trabalho 2015/2016, acima apresentado, que submetemos ao CR conforme determina o Estatuto da Apufsc/2009.