Análise do sistema de progressão docente da UFSC

O professor Nestor Roqueiro, membro eleito da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFSC, fez uma análise da Resolução 018/CUn/2006, que dispõe sobre os critérios e os  procedimentos para a  concessão de progressão  funcional vertical e  horizontal dos docentes integrantes da carreira do  Magistério Superior da  Universidade Federal de Santa  Catarina, nas classes de  professor associado, adjunto,  assistente e auxiliar. O objetivo é para fazer uma atualização da matéria. “Decidi iniciar os trabalhos analisando a documentação arquivada na CPPD que deu origem à referida resolução e encontrei manuscritos que remontam à idealização da resolução 035/CEPE/91, que foi utilizada como base para a resolução 018/CUn/2006. Como encontrei informações interessantes que julgo deveriam ser conhecidas pelos professores escrevi um texto de analise (em anexo) que, junto com o documento original, está disponível para leitura no site da CPPD”, destaca Nestor.

Para o professor, “o sistema de progressão/promoção docente na UFSC está baseado em uma planilha de avaliação de desempenho de atividades, a saber, ensino, pesquisa, extensão e     administração. Os princípios básicos do sistema de avaliação foram definidos em 1991 e o objetivo da presente analise é elucidar dúvidas e trazer para discussão a necessidade ou não de uma revisão do sistema de avaliação vigente. Nesta analise, não será questionado o m´mérito, mas apresentada a estruturação do sistema de avaliação, deixando a discussão de m´mérito para uma análise posterior. O documento analisado é um manuscrito do professor Adaucto Wanderley da Nobrega arquivado na CPPD/UFSC”.

Veja abaixo a íntegra da análise do professor Nestor Roqueiro.