Sindicato pleiteia vaga de representação na composição do Conselho Universitário da UFSC

A Apufsc solicitou à Administração da UFSC que o Sindicato dos Professores seja tratado da mesma forma que o Sintufsc e o DCE no Estatuto e no Regimento da UFSC, fazendo jus a uma vaga de representação na composição do Conselho Universitário (CUn). O assunto foi tratado com o reitor Ubaldo Balthazar em audiência realizada no dia 23 de novembro. O presidente da Apufsc também sugeriu que uma das vagas de representantes da comunidade externa no CUn seja preenchida por professor aposentado.

A Diretoria do Sindicato decidiu fazer o pedido porque está em discussão no Conselho Universitário proposta relativa à modificação do Regimento e do Estatuto da UFSC, que tem entre os objetivos aumentar a representação estudantil e da comunidade externa nos órgão colegiados da Universidade. Em resposta ao pedido,  o reitor  propôs que as demandas da Apufsc sejam encaminhadas diretamente ao relator do processo.

Outra reivindicação do Sindicato foi o reconhecimento do tempo que os diretores dedicam ao Sindicato nos Planos de Atividades de seus Departamentos (PADs) como atividades de extensão. O presidente Bebeto Marques argumentou que a grande carga de atividades didáticas, de pesquisa, orientação, extensão e administração exercida pelos professores não permite que se dediquem adequadamente ao Sindicato, que está recebendo demandas crescentes. O reitor se comprometeu a analisar a legislação pertinente, mas disse acreditar que isso seja possível.

Ainda na reunião, foram abordados os problemas vivenciados pelas universidades federais. O reitor mostrou-se preocupado com os cortes no orçamento das instituições e com as ameaças contra professores. “Em 41 anos de universidade, nunca vivemos um momento como esse, com ameaças ideológicas e de pensamento”, destacou ele. O presidente da Apufsc elogiou a postura da Reitoria ao se pronunciar sobre a liberdade de cátedra, em comunicado oficial divulgado no início de novembro, e salientou que o Sindicato dos Professores e a Reitoria, cada um exercendo a sua função, tem objetivos comuns na defesa da universidade pública.