UFSC sobe em ranking internacional de universidades de países emergentes

A revista britânica Times Higher Education divulgou nesta terça-feira (15) o ranking que mede o desempenho de universidades de países emergentes. O levantamento apontou queda de 17 universidades brasileiras em relação a 2018. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi classificada ano passado entre as posições 201-250 e, neste ano, aparece em 182º lugar. A federal catarinense é a 9ª entre as 36 instituições brasileiras que figuram na lista (das quais 32 são públicas).

A Universidade de São Paulo caiu uma posição (14º para 15º) mas segue com a melhor colocação entre os países latino-americanos. Instituições como Unicamp, UNESP, PUC-Rio e UFRJ também apresentaram queda. A editora global de rankings da THE, Ellie Bothwell, aponta os cortes de financiamento para o ensino superior no Brasil como principal causa do cenário de estagnação.

O levantamento analisou 442 universidades de 43 países com economias emergentes. Os indicadores levam em consideração áreas como ensino (o ambiente de aprendizagem)d+ pesquisa (volume, rendimento e reputação)d+ citações (influência de pesquisa)d+ perspectiva internacional (equipe, estudantes e pesquisadores)d+ e rendimento da indústria (transferência de conhecimento).

Veja o ranking completo: Times Higher Education

Leia mais: Estadão


V.C. / L.L.