Governo diz que “não há espaço” para discutir novos reajustes

O governo federal que mudar a política de reajuste salarial dos servidores públicos federais. O secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, disse ao Valor Econômico que “não há espaço para se debater questões que produzam impacto orçamentário, considerando a situação fiscal da União e a Emenda Constitucional 95 [do teto de gastos]”.

O governo avalia que a última negociação salarial, conduzida em 2015 pelo Proifes, trouxe ganhos muito expressivos para os professores, especialmente em período de crise. Leia mais sobre o acordo salarial aqui.

A expectativa é que as entidades busquem começar negociações esse ano, que vigorariam a partir de 2020. Lenhart também falou da impossibilidade da abertura de novos concursos públicos. Por isso, o governo pretende propor uma reformulação das carreiras dos servidores, aumentando os níveis de progressão para que se atinja o teto salarial de 13 para 30 e instituindo critérios de análise de desempenho. O gestor de uma equipe seria responsável por classificar os servidores por desempenho, como é feito na iniciativa privada.

​Leia mais: Valor

V.L. / N.O.