Proifes e Andes se mobilizam contra reforma da previdência

As duas entidades nacionais de representação dos professores do ensino superior começaram a se mobilizar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº6 de 2019 do governo Bolsonaro, a reforma da previdência. A Federação de Sindicatos dos Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) se reuniu com várias entidades e políticos no Congresso ontem, 28, para articular a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, que será lançada no dia 20 de março, na Câmara dos Deputados.

Estiveram presentes na reunião representantes de associações de trabalhadores do judiciário, da Receita Federal, e de agricultores. O presidente do Proifes, Nilton Brandão, também participou do evento na Câmara de pré-lançamento da frente, com o senador Paulo Paim (PT-RS) e os deputados Bira do Pindaré (PSB-MA) e Rodrigo Coelho (PSB-SC).

Representantes da federação se reuniram com senadores e deputados para a entrega de um documento detalhando “os principais ataques aos servidores e servidoras federais, em especial os danos que o texto da PEC 6/2019 impõe aos docentes federais”.

A Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes) também se mobilizou contra a PEC. Na quarta passada, 20 de fevereiro, participou de um ato junto com sindicatos de várias categorias no centro de São Paulo que reuniu 10 mil pessoas. As entidades manifestaram repúdio ao projeto e lançaram um manifesto unificado contra a reforma.

Leia mais: ProifesAndes

V.L. / N.O