Fapesp exige livre acesso de artigos na web

Artigos que resultem de projetos e bolsas financiados pela Fundação e que deem visibilidade à pesquisa brasileira agora têm acesso universal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou uma política para acesso aberto a publicações científicas. A portaria estabelece que os artigos resultantes de projetos e bolsas financiados pela instituição sejam publicados em repositórios públicos, permitindo assim o acesso universal.

A Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas Fapesp, assinada no mês passado, entrou em vigor no último dia 21.

A nova política tem o objetivo de contribuir para ampliar e fortalecer a visibilidade da pesquisa brasileira e aumentar o seu impacto. No texto publicado, o movimento pelo acesso aberto, que considera o conhecimento científico registrado nas publicações científicas como um bem público, é dito como uma das mais importantes inovações quando se trata de disseminação de conhecimento online.

“E a ciência de modo geral progride mais rápida e eficazmente com o acesso livre e irrestrito aos resultados da pesquisa científica. (…) Estudos recentes mostram que existe um efeito de aumento de citações para artigos colocados em disponibilidade na Web em comparação com artigos publicados na mesma revista e não disponibilizados”, afirma o documento.

 

Saiba mais: Agência FAPESP


C.G./L.L