Conselho de Representantes convoca Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre o tema da filiação nacional

MP 873, Reforma da Previdência, aumento da Unimed  e GTs também foram debatidos

Em reunião realizada na quarta-feira, dia 27 de março, o Conselho de Representantes da Apufsc-Sindical aprovou a convocação de Assembleia Geral Extraordinária para deliberar, conforme o estatuto, sobre a filiação ou não a uma das entidades sindicais nacionais (Andes e Proifes). A Assembleia será iniciada na tarde do dia 22 de abril, uma segunda-feira, no Auditório da Reitoria, e prosseguirá com votação online por urna eletrônica durante três dias. O debate sobre a questão segue nos meios de comunicação do Sindicato, e o último boletim impresso da série especialmente dedicada ao tema recebe artigos até às 18 horas desta quinta, dia 28.

O Conselho também debateu formas de mobilização contra o projeto de Reforma da Previdência proposto pelo governo, que penaliza os professores de todas as gerações. A este respeito, foram relatadas as iniciativas da diretoria no sentido de bem informar a categoria a respeito, e enfatizada a necessidade de articulação com outros sindicatos e movimentos sociais para reforçar a luta, assim como a de ouvir os sentimentos da categoria a respeito das melhores formas de mobilização para tal.

O advogado do Sindicato, Prudente Mello, relatou a situação da ação movida contra a Medida Provisória 873, que a partir do próximo mês impedirá o recolhimento das mensalidades da Apufsc por desconto em folha, como vem sendo feito até hoje. O Departamento Jurídico entrará com recurso nesta quinta-feira no Tribunal Federal da Quarta Região, em Porto Alegre, contra a decisão do juiz da Segunda Vara Federal de Florianópolis, que negou provimento à ação impetrada pela Apufsc.

A Diretoria informou que prepara uma forma alternativa de arrecadação das mensalidades, por débito bancário, enquanto a situação perdurar, para não paralisar o Sindicato. Nos próximos dias todos os filiados serão instruídos sobre como autorizar a nova forma de pagamento.

O Conselho também recebeu relato sobre a atuação da diretoria no caso do Plano Unimed mantido pela UFSC, que conseguiu, em conjunto com o Sintufsc e a Reitoria,  barrar um aumento de mais de 24% pretendido pela operadora para prorrogar o contrato com a instituição a partir deste mês de abril. Embora a Prodegesp acredite que a licitação para o novo contrato esteja concluída no próximo mês, o presidente Bebeto Marques salientou que isso não garante que a categoria fique livre do reajuste abusivo em relação à inflação do período, e que a Apufsc continuará insistindo para que a Universidade adote um modelo de autogestão de saúde suplementar para seus servidores, independente das operadoras privadas.

O presidente também comunicou ao Conselho a necessidade de substituir o Diretor Financeiro Adjunto, tendo em vista que o professor Flávio da Cruz se declarou impedido de continuar na gestão do Sindicato por ter assumido uma função no Conselho de Curadores da UFSC.

Por fim, a Diretoria apresentou ao Conselho a proposta de criar Grupos de Trabalho que tratem de questões importantes para os professores novos da UFSC, como estágio probatório, maternidade e diversidade, de forma a colher subsídios de como melhor representá-los e atendê-los.