Ala militar quer tenente-brigadeiro no comando do MEC

Com o enfraquecimento de Vélez Rodríguez, a nomeação de Ricardo Machado Vieira como secretário-executivo é vista como ultimato dos militares ao ministro 

 

Desde que enviou a polêmica carta às escolas solicitando gravações dos estudantes cantando o hino nacional, no dia 25 de fevereiro, o ministro Ricardo Vélez viu a sua posição ser enfraquecida. Com a atual situação, o núcleo militar do governo dentro da pasta avalia que a queda do ministro da Educação é apenas questão de tempo e passou a defender que o tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira assuma o comando do MEC.

O ex-assessor especial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Machado Vieira foi nomeado para o segundo posto mais importante no MEC no último dia 22. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, os militares indicaram Vieira ao cargo como um ultimato a Vélez: caso ele não mude de postura, Bolsonaro já tem um nome para substituí-lo.

Vélez e Bolsonaro se encontraram na última sexta-feira (29) para discutir alterações na pasta. Em conversas reservadas, o presidente tem afirmado que só efetuará uma alteração no comando do MEC após seu retorno de viagem a Israel. Ele embarcou no sábado (30) e a expectativa é de que só retorne ao Brasil na noite desta quarta-feira (3).

Leia mais: Folha de S.Paulo


C.G./L.L.