Novo ministro da Educação vai readmitir alunos de Olavo demitidos por Vélez

Abraham Weintraub deve exonerar os militares da pasta

O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, deve readmitir os alunos do escritor de direita Olavo de Carvalho que foram demitidos por Ricardo Vélez Rodríguez. A informação é do jornal O Globo.

De acordo com o veículo, Weintraub também vai exonerar os militares que foram indicados a cargos-chave, como a secretaria executiva, que está na mão do tenente-brigadeiro do ar Ricardo Machado Vieira. No lugar dele, deve entrar Eduardo Melo, que foi exonerado por Vélez em 11 de março. Desde então, Melo estava na diretoria da TV Escola.

A disputa de poder entre os alunos do ideólogo e os militares foi a principal razão por trás da crise do MEC que durou mais de um mês e culminou com a saída de Vélez.

Os alunos de Olavo de Carvalho fizeram pressão para que ele fosse escolhido para substituir Vélez, mas venceu Weintraub, que, junto com seu irmão Arthur, foi aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro. O novo ministro ocupava o cargo de secretário-executivo da Casa Civil, do ministro Onyx Lorenzoni. 

Weintraub também é aluno de Olavo de Carvalho, e disse em entrevista ao Estadão “ter grande admiração por seu professor”, mas que é um técnico, e não tem alinhamento automático com o ideólogo. “Ele tem ideias muito boas, mão não sigo ipsis litteris tudo o que ele fala”.

Vélez Rodríguez foi um dos nomes emplacados por Olavo de Carvalho para os ministérios do governo Bolsonaro. O outro é o chanceler Ernesto Araújo.

Leia mais: Estadão, Globo