Bolsonaro diz que “poucas universidades têm pesquisa”

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o presidente criticou o ensino superior

O presidente Jair Bolsonaro criticou as universidades em entrevista ontem, 8, à rádio Jovem Pan. Falando sobre o contingenciamento de 43% no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovação, Bolsonaro disse que “temos 68 universidades que gastam metade do orçamento. Poucas universidades têm pesquisa”, citando em seguida uma universidade privada.

Na semana passada, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicou uma nota, junto com outras entidades, criticando o corte no orçamento, que atingiu em cheio o MEC, que perdeu R$ 5,8 bilhões, e o Ministério de Ciência e Tecnologia, que perdeu R$ 2,13 bilhões.

De acordo com um levantamento feito em 2016 pela empresa Clarivate Analytics para a Capes, o Brasil está no 13º lugar do ranking dos países com o maior volume de pesquisa, à frente de países como Rússia, Holanda, Suíça, Turquia e Irã. É também o único país da América Latina a figurar entre os 20 primeiros colocados.

Em uma medição do impacto da produção acadêmica brasileira em universidades ao redor do mundo, o país está abaixo da média mundial de 1%, com 0,8%, mas esse valor cresceu 18% no período de medição, de 2011 a 2016.

Leia mais: Estadão, USP

V.L. / N.O.