The Guardian se refere a novo ministro da educação como “teórico da conspiração”

O jornal britânico The Guardian noticiou a indicação do economista Abraham Weintraub para o MEC com o título  “Brasil substitui ministro da Educação de extrema-direita por teórico da conspiração”. O jornalista Dom Philips, correspondente do veículo no Brasil, escreveu sobre as declarações de Weintraub de que o crack teria sido introduzido no Brasil “de caso pensado” pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O veículo estrangeiro resgatou um trecho de uma entrevista dada por Weintraub no Estado de S. Paulo em 2018. “Hoje, a América do Sul, e o Brasil em particular, faz parte do espaço vital de uma estratégia clara para a tomada de poder por grupos totalitários socialistas e comunistas. Eu não acreditava nisso. Achava que era teoria da conspiração. Todavia, está tudo documentado! O Foro de São Paulo é uma realidade! As FARC eram convidadas de honra. O crack foi introduzido no Brasil de caso pensado. Vejam os arquivos, está na internet!”, diz o economista.

O jornal também destacou a conexão do novo ministro com o escritor Olavo de Carvalho, descrito como “um ex-astrólogo e filósofo que critica seus inimigos com vídeos no YouTube carregados de obscenidades a partir de sua casa em Richmond, Virginia, e que já questionou se a terra gira em torno do sol”.

Leia mais: The Guardian