SBPC articula mobilização nacional em defesa da ciência e tecnologia

Atos devem acontecer nos dias 8 e 9 de maio, em Brasília 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente a outras entidades científicas e acadêmicas brasileiras, realizará atos em defesa da ciência e tecnologia no país. Chamada de #cienciaocupabrasilia, a mobilização acontecerá nos dias 8 e 9 de maio, em Brasília, porém ideia é unir a comunidade científica em um movimento de adesão nacional.

A articulação acontece em meio ao cenário de contingenciamento de 42% de recursos para investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de 21% do Ministério da Educação (MEC), cortes que ameaçam funcionamento das agências de fomento à pesquisa do governo federal como CNPq, Finep e Capes.

No dia 8, um ato no Congresso Nacional marca o lançamento da Iniciativa de CET no Parlamento – ICTP.br” em defesa da ciência brasileira, com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa e pesquisadores de todo o País. A ICTP.br é coordenada pela SBPC, ABC, Confap, Andifes, Consecti, FSMCT, Confies, Conif.

No dia 9 de maio está programada uma reunião dos representantes com o ministro Marcos Pontes. O encontro foi articulado pela SBPC e ABC. Na sessão, serão discutidas as questões essenciais deste momento, levantadas no Fórum das Sociedades Científicas Associadas à SBPC, realizado em março, em São Paulo.

 

Os atos organizados seguirão sendo divulgados pela SBPC, por meio do Jornal da Ciência e das redes sociais.

Leia mais: Jornal da Ciência

C.G. / N.O