Comunidade comemora os 65 anos do padre Vilson Groh

O padre Vilson Groh comemora hoje, às 19 horas, em frente à Catedral de Florianópolis seu aniversário de 65 anos. Estarão presentes amigos e os moradores de rua que são atendidos pelos projetos do Instituto Vilson Groh. Morador e atuante nas comunidades de periferia desde o início dos anos 80, o padre é referência em projetos de assistência social e educação em Santa Catarina.

Padre Vilson nasceu em Brusque-SC e aos 22 anos se mudou para a capital catarinense. É formado em Teologia pelo  Instituto Teológico de Santa Catarina e tem Mestrado em Educação pela UFSC, o qual rendeu a dissertação intitulada“Labirintos de Esperança”. Participou do movimento sindical em seu primeiro emprego e ligou-se desde cedo à corrente da Teologia da Libertação – e mais tarde, aos Movimentos dos Sem Terra e Sem Teto. Tem sido referência para gestores públicos em áreas como segurança e assistência social, no trabalho com adolescentes infratores e com a população de rua.

Coordenou também o trabalho da Rede de Articulação e Conectividade dos Direitos da Criança e do Adolescente (RACDCA), iniciativa formada por entidades governamentais e não governamentais com o intuito de desenvolver ações visando à efetivação da estrutura de atendimento socioeducativo em Santa Catarina.

Hoje, ele coordena os trabalhos do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), constituído por oito organizações que atendem mais de cinco mil crianças, jovens e adultos da Grande Florianópolis: CCEA (Centro Cultural Escrava Anastácia), CEDEP (Centro de Educação e Popular), ACAM (Associação dos Amigos da Casa de Criança e do Adolescente do Morro do Social Mocotó), Centro Social Elisabeth Sarkamp, Associação Amigos da Guiné-Bissau, Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne, Centro Educacional Marista São José e Associação João Paulo II.

Recentemente, a Apufsc firmou parceria com o Instituto Vilson Groh (IVG), como parte do projeto Apufsc Solidária. O objetivo é incentivar programas de extensão e trabalho voluntário em instituições que atuam em comunidades carentes.

A proposta do projeto visa o desenvolvimento do turismo, meio ambiente e geração de emprego e renda no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. O público alvo será a comunidade do Morro do Monte Serrat, área de atuação do IVG. A intenção é contribuir para a fixação de jovens na comunidade, conter a especulação imobiliária e auxiliar no desenvolvimento de cuidados com o meio ambiente, em temas como a manutenção de encostas, parques e planos de manejo.

O papel da Apufsc será de elaborar esboço do projeto e submeter para avaliação do IVG, como também promover encontro de docentes interessados na parceria. O Sindicato também vai estabelecer um planejamento para implementação do projeto, além de buscar parcerias financeiras.

Fotos: Divulgação – Instituto Vilson Groh

M.B. / N.O.